Diretor de Planejamento Estratégico e Governança Corporativa da FHORESP representou entidade na agenda internacional; em ações com empresários russos, chineses, indianos e sul-africanos, foram apresentadas vantagens do mercado brasileiro para investimentos e novos negócios
A FHORESP abriu as portas do mercado do Turismo de Negócios no Brasil aos demais países do Brics (Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã), durante o Meet Global Mice Congress, um dos maiores eventos internacionais do segmento. Sediado em Moscou, na Rússia, o encontro reuniu governos, entidades e executivos para a promoção de intercâmbio, de parcerias e, sobretudo, de investimentos.
Em interações com empresários russos, chineses, indianos e sul-africanos, entre outros representantes das nações que formam o bloco de cooperação econômica e desenvolvimento conjunto, foram compartilhadas pela FHORESP vantagens do mercado brasileiro para novos negócios na seara de eventos corporativos, conferências e exposições. Para de ter uma ideia, o Brasil ocupa, hoje, a 8ª colocação no ranking mundial na rota de viagens de negócios e é um dos líderes do segmento na América Latina.
O diretor de Planejamento Estratégico de Governança Corporativa da Federação, Enio Miranda, representeou a entidade e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) durante algumas das ações do Meet Global Mice Congress, realizado entre 15 e 18 de dezembro, na capital da Rússia. Em palestra, o executivo falou sobre a evolução do Turismo Corporativo no Brasil.
O representante da FHORESP e da CNTur destacou, inclusive, a presença do País no encontro como importante oportunidade de se firmar parcerias pouco exploradas e divulgadas, mas de indiscutível potencial, com os demais integrantes do Brics. “Estamos acostumados com os mercados americano e europeu como aposta e caminho para novos investimentos. Contudo, há um campo gigantesco na Rússia, na China e em outros países no setor corporativo e de Turismo. Estamos abrindo contato do Brasil com estas nações. Vamos aproveitar as parcerias já consolidadas no Brics para, também, prospectar negócios para o nosso País. Foi imprescindível a FHORESP marcar presença no congresso em Moscou e trabalhar essa frente”, destaca Miranda.
Segundo o diretor da Federação, que representa mais de 500 mil estabelecimentos, entre hotéis, restaurantes e bares no estado de São Paulo, empresas estrangeiras, com as quais a entidade já mantém relação, sinalizaram interesse de investir no Brasil.
De acordo com o presidente do Instituto Internacional dos Municípios Brics (Imbrics+) no Brasil e vice-presidente do Fórum Internacional Imbrics, Devanir Cavalcante de Lima, o fato de o bloco de nações de mercado emergente sinalizar apoio a setores estratégicos brasileiros, como o Turismo de Negócios, facilita o intercâmbio dentro do próprio trade.
O conselheiro do Imbrics+ Brasil, Sérgio Melo, faz coro com Lima. Para ele, o momento é ideal para apresentação do protagonismo nacional às grandes potências. “Assim, nosso País pode fortalecer o inter-relacionamento e conquistar aportes significativos”, aponta.
Comitiva brasileira
A Fhoresp participou do Meet Global Mice Congress a convite do Imbrics+ no Brasil. Além de Miranda, a Federação também foi representada no evento por seu diretor de Marketing, Francisco Lowndes. A comitiva brasileira ainda contou com a adesão de Jorge Henrique Jafet, conselheiro do Sindicato de Hotéis de São Paulo (Sindhoteis-SP).