A FHORESP recebeu o importante apoio da Federação do Turismo do Estado do Paraná (Feturismo) na mobilização por uma nova regulamentação da Lei 14.442/22, que trata do pagamento de auxílio-alimentação aos trabalhadores.
Em carta assinada por seu presidente, Fábio Aguayo, a Feturismo se une à FHORESP na defesa de medidas urgentes contra as taxas abusivas praticadas por operadoras de vale-refeição — que, na prática, podem chegar a até 14%. Segundo a entidade, esse modelo onera os estabelecimentos e compromete a viabilidade do sistema, penalizando empresários e trabalhadores que dependem do benefício para garantir refeições acessíveis e de qualidade.
A Feturismo destacou que acompanha com atenção a movimentação da FHORESP junto às autoridades federais, como o ofício encaminhado recentemente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e aos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Márcio França (Empreendedorismo) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego). A federação paranaense reforça que essa é uma pauta nacional e que os impactos também são sentidos diretamente pelo setor de turismo e hospitalidade no Paraná.
Entre as medidas sugeridas pela FHORESP que contam com o apoio da Feturismo estão:
- A redução significativa das taxas cobradas pelas operadoras;
- A abertura do mercado para ampliar a concorrência e garantir mais transparência;
- A implementação de regras de interoperabilidade entre as empresas do setor;
- A entrada da Caixa Econômica Federal como agente regulador, sem exclusividade, para equilibrar o mercado.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A CARTA DE APOIO DA FETURISMO!