No último mês, o Governo Federal lançou o Procred 360, programa que visa facilitar o acesso de Microempreendedores individuais e microempresas a linhas de crédito com taxas reduzidas. O anúncio do programa foi feito durante a FHORESP Experience, pelo Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. O programa atende solicitação da FHORESP, que em reunião anterior com o Ministro, reivindicou medidas econômicas efetivas para pequenos hotéis, bares e restaurantes.
◼️ Para quem o programa é destinado?
Para MEIs e empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.
◼️ Quanto as empresas poderão solicitar?
O valor possível dos empréstimos será vinculado ao faturamento do último ano. Os empreendedores podem solicitar até 30% do faturamento do ano passado. Já os empreendimentos com mulheres sócias majoritárias, sócias administradoras ou ainda que tenham o Selo Mulher Emprega Mais terão condições especiais e poderão pedir empréstimo com valor equivalente a até 50% do faturamento.
◼️ Quais são as condições dessas linhas de crédito?
O programa ainda dará uma carência de 60 meses para início do pagamento. A taxa de juros será limitada a 5% + a taxa Selic.
Os bancos têm prazo de 60 dias (a iniciar do lançamento do programa que aconteceu em abril) para iniciar a oferta de crédito. De acordo com Márcio França, a expectativa é que seja disponibilizado valor de até R$ 12 bilhões de empréstimo através de instituições bancárias públicas e privadas.