Na segunda-feira, 23/09, a FHORESP, em parceria com a FAESP/SENAR-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SP), promoveu um encontro estratégico com o Secretário de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, em uma reunião-almoço voltada para o debate de iniciativas que impulsionem o desenvolvimento do turismo no estado. O foco principal da discussão foi o fortalecimento do turismo rural e da indústria da alimentação, bem como a integração da agricultura familiar aos meios de hospedagem e à gastronomia paulista.
O Secretário Roberto de Lucena destacou o papel vital do turismo no estado de São Paulo e seu impacto significativo na economia. Segundo ele, o setor movimenta 300 bilhões de reais anualmente, abrangendo 52 setores da economia e gerando quase 900 mil empregos formais. Quando contabilizados os empregos informais, esse número salta para 2,4 milhões de vagas.
Lucena também fez questão de destacar a inestimável contribuição de Nelson de Abreu Pinto, que esteve à frente da FHORESP por décadas como presidente, para o fortalecimento do setor de turismo em no estado de São Paulo e em todo o Brasil.
Ele reafirmou ainda o compromisso da Secretaria de Turismo e Viagens em apoiar e fortalecer essa parceria com as entidades representantes do setor.
O evento contou com a presença de representantes de importantes instituições como SindResbar (Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Região), CNTur (Confederação Nacional do Turismo), Apressa (Associação Paulista de bares, restaurantes, eventos, casas noturnas similares e afins), SindHoteis (Sindicato de Hoteis de São Paulo), SinHoRes Osasco-Alphaville e Região, SinHoRes Litoral Norte, SinHoRes Limeira, SEHAL, FENERC (Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas), ABERC (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas) e Instituto Bat Brasil.
Esse encontro representou um importante passo rumo ao fortalecimento do turismo no estado de São Paulo, criando novas oportunidades de integração entre setores-chave da economia e promovendo o desenvolvimento do turismo de maneira sustentável e inovadora.